loading gif
Loading...

Abelhas Cinzentas

Andrei Kurkov

2022 Porto Editora

Sinopse

Ucrânia, região do Donbass, 2017
Pequena Starhorodivka é uma aldeia de apenas três ruas em plena Zona Cinzenta ucraniana, a terra de ninguém entre as forças nacionalistas e separatistas. Devido à violência constante de uma guerra que se arrasta há anos, todos os habitantes abandonaram a aldeia, menos dois: Sergey Sergeyich e Pashka, dois animigos de infância. Juntos, encontram formas de sobreviver, no meio de constantes bombardeamentos que não se sabe bem de onde provêm ou quais os seus alvos. Naquela aldeia, o conflito perdera há muito qualquer tipo de sentido.
Sem eletricidade há meses, e com pouquíssima comida, Sergeyich tem um único prazer na vida: as suas abelhas. Com a chegada da primavera, o apicultor sabe que terá de as transportar para longe da Zona Cinzenta, onde elas poderão recolher o pólen em paz. Esta simples missão leva-o a conhecer combatentes e cidadãos dos dois lados da frente de batalha: nacionalistas, separatistas, ocupantes russos e tártaros da Crimeia. Para onde quer que vá, a inocência e simplicidade de Sergeyich, a par da sua moral irrepreensível, desarmam todos aqueles que encontra pelo caminho.
Em Abelhas cinzentas, Andrei Kurkov traça, fazendo uso do seu humor desconcertante, um assombroso retrato da terrível situação que o seu país atravessa, mostrando-nos que, mesmo nos contextos mais improváveis, e por vezes da forma mais absurda, a vida encontra forma de seguir o seu rumo.

Extras

«O estilo de Kurkov é conciso e eficaz, atraindo-nos com uma facilidade enganadora para um mundo denso e complexo, repleto de personagens maravilhosas.»
Michael Palin, escritor
 
«Um Kafka pós-soviético.»
The Daily Telegraph
 
«Andrei Kurkov é um mestre do humor grotesco.»
Brigitte

Comentários


Ainda não existem comentários para este livro.

Favoritos

Tiago Rocha adicionou aos favoritos
Ledo Ragiv adicionou aos favoritos

Voltar

Faça o login na sua conta do Portal