Loading...

Notícias



Manuel Alegre vence Prémio Camões 2017

09 Jun, 2017

O poeta venceu a 29.ª edição do Prémio Camões, anunciou o Ministério da Cultura.

Reunido ontem no Rio de Janeiro, o júri da 29ª edição do Prémio Camões, atribuiu o galardão ao escritor Manuel Alegre.

Manuel Alegre, que nasceu em Águeda em 1936, "como poeta, começou a destacar-se nas coletâneas Poemas Livres (1963-1965). Mas o grande reconhecimento nasce com os seus dois volumes de poemas, Praça da Canção (1965) e O Canto e as Armas (1967), apreendidos pelas autoridades antes do 25 de Abril, mas com grande circulação nos meios intelectuais", reeditado em março, 50 anos após a sua edição.

O Prémio Camões, instituído por Portugal e pelo Brasil em 1989, é o maior prémio de prestígio da língua portuguesa. Com a sua atribuição, é prestada anualmente uma homenagem à literatura em português, recaindo a escolha num escritor cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento da língua portuguesa.

O júri da 29ª edição do Prémio Camões foi constituído por Paula Morão, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal); Maria João Reynaud, professora associada jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal); Leyla Perrone-Moisés, professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (Brasil); José Luís Jobim, professor aposentado da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil); pelos PALOP, Lourenço do Rosário, Doutor em Literaturas Africanas pela Universidade de Coimbra e Reitor da Universidade Politécnica de Maputo (Moçambique); José Luís Tavares, poeta (Cabo Verde).

Comente esta notícia


Ainda não existem comentários para esta notícia.

Voltar

Top 10 de vendas

Novidades

Questão

Qual a secção do Portal da Literatura de que mais gosta?

Livros 47.32 %
Poesia 17.56 %
Também Escrevo 12.68 %
Escritores 10.24 %
Pensamentos 4.39 %
Adivinhas 2.44 %
Provérbios 2.44 %
Editoras 1.95 %
Vídeos 0.98 %

205 voto(s) até ao momento

Para poder votar é necessário estar registado no Portal da Literatura.
Registe-se

Este website contém 2934 autores e 7088 obras.

Subscreva a Newsletter do Portal da Literatura

E recebe os destaques e as novidades no seu email.